Suporte social online no luto complicado

Perder alguém é uma das experiências mais difíceis da vida.

Não fique sozinho nesse processo. Não fique sozinho na sua dor.

 

Luto normativo e luto complicado

O luto é uma experiência universal que pode ser extraordinariamente dolorosa. Aprender a conviver com a perda não é um processo simples ou rápido. As pessoas enlutadas podem sofrer de depressão, ansiedade, e podem ainda ter dificuldade em formas novas relações, ou em trabalhar como antes. Uma perda significativa pode esvaziar o mundo de significado. Como se a pessoa se perguntasse constantemente como pode o mundo continuar o seu curso normal, sem o seu ente querido nele. Apesar do sofrimento, a maioria dos indivíduos retorna aos níveis normais de funcionamento num período de um ano após a perda.

Contudo, depois de uma grande perda (ou quando há perdas repetidas), 10-20% dos indivíduos experimentam o que se designa por luto complicado, que consiste na persistência de sofrimento por um período muito mais considerável de tempo. Nestes casos pode ser necessária ajuda especializada. Um dos fatores que pode complicar a evolução normal dos lutos é a ausência de pessoas com quem o sofrimento possa ser partilhado. Transformar o sofrimento da perda (ou a própria perda) numa espécie de segredo, fingindo que a vida continua normalmente é um dos fatores que contribui para a não resolução do luto, para a persistência da dor. Assim, o apoio dos outros é um fator importante neste processo, como forma de partilha e de suporte.

 

Sobre o projeto

O funcionamento deste site insere-se no desenvolvimento do projeto de investigação intitulado “Suporte social online no luto complicado”, integrado na Unidade de Investigação em Psicoterapia e Psicopatologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. A participação neste blog contribuirá desta forma, para a produção de conhecimento científico sobre a adaptação ao luto complicado.

Este site pretende potenciar a capacidade das pessoas se apoiarem em situações de perda, proporcionando um ambiente seguro e controlado. Desta forma, um moderador com formação em psicologia assegurará a utilização do site, que consiste num grupo fechado em que os participantes podem partilhar as suas experiências. Pretende-se assim assegurar o respeito pela sensibilidade de todos e a partilha de experiências difíceis.

Os objetivos deste grupo de suporte são:

(1) Apoiar as pessoas enlutadas e satisfazer a sua necessidade de apoio social

(2) ao mesmo tempo testar a eficácia deste apoio num formato online, com a moderação de especialistas em psicologia.

Se está a sofrer com a perda de um ente querido, envie-nos uma mensagem e será contactado(a) com mais informação para que possa participar neste site, bem como obter informação especializada sobre o luto. Para participar neste projeto precisa ter mais de 18 anos.

 

"Conviver com o luto, partilhar a dor"